sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Virar servidor: apesar de tudo, caminho sem volta!!!

  Hoje é um dia especial. E ontem foi um péssimo e ambos conectados. Uma grande amiga finalmente vai sair desse órgão. É o tão esperado último dia dela. Um passo pra um futuro promissor e na lembrança somente um primeiro passo tão suado de se conquistar.
     Bom, conheci a "fia" numa comunidade do falecido Orkut. Eu já era figurinha carimbada naquilo lá. Entrava todos os dias na ânsia de respostas pro concurso. Então, quando fui chamada, finalmente entrei na comunidade do estado pra qual eu tinha prestado. A grande dúvida e angústia era:vou conseguir ir pra onde eu quero, afinal, só haviam 2 vagas. E essa fia queria uma delas!!!! De cara, mantive contato, mas ela nem sabe disso (vai saber agora) : a antipatia foi instantânea. Sei lá, coisa de mulher. Talvez a cara de Sheron Menezes tenha me despertado inveja. Vai saber.....
    O fato é: as duas vagas foram nossas. Inevitavelmente, eu teria que conviver com a Sheron Menezes na cidade de  Pedro. Ossos do ofício. E assim foi.... e não é que me simpatizei por ela? Totalmente diferente de mim, centrada, calma, compenetrada e eu enlouquecida desde que saí do útero de minha genitora.
    Fia, foi por sua causa que o tempo que passei na cidade de Pedro se tornou menos pesado. Sua amizade se transformou em algo fraternal, muito além de uma relação de trabalho e é por isso, só por isso (porque não gosto de ninguém de graça) que me sinto feliz pela sua conquista.
   Bom, entrar no mundo dos concursos não é nada fácil e a fia sabe bem disso. Você literalmente abre mão de viver em plena juventude, quando todos estão indo "viver". Pelo menos comigo foi assim. Abri mão de dois anos da minha vida pensando nos próximos que viriam. Não foi fácil, nada fácil.....
  E ai, o dia mais gostoso, depois de ver seu nome no DOU é o dia da posse. Você se enche de orgulho pelo feito, se sente o máximo, a fodona (ou o fodão, caso algum homem tenha paciencia pra ler isso tudo). É literalmente "gostosa" a sensação de se tornar um servidor público. Você entra no sistema idealizando uma condição de vida melhor do que se tinha antes. No meu caso, foi bemmmm melhor. Entretanto, como somos seres que desejam, da eterna insatisfação, as queixas, as angústias voltam a nos rodear.....
   E assim foi o dia de ontem: aumento de 211 reais somente em 2012. Algo tão desestimulante, tão injusto, tão indecente que só nós que ocupamos nosso cargo sabe bem definir os sentimentos que tal notícia gerou. Estou desabafando, sozinha, fantasiando que os meus colegas assinam embaixo do que digo aqui.
  Somos uma turma extremamente capacitada. Fizemos um dos concursos mais disputados do órgão, com candidatos altamente gabaritados. Cada vaga conquistada, em cada cantinho desse país foi disputada com garra. Não subestimo jamais nenhum dos meus colegas. Ao contrário, respeito é muito. Mas, será que somos respeitados? Não.... não somos.
  E ai eu me pergunto. Que governo é esse que não investe numa mão de obra extremamente qualificada. Não tivemos nem um treinamento e carregamos o órgão nas costas. Carregamos sim, pois fazemos de tudo e mais um pouco. Porque permitir tamanha evasão? Não seria necessário se investir, gastar grana em outro concurso se os que estão ocupando tais cargos fossem valorizados de forma correta.
  E é por isso que não vou ficar. Espero não precisar ficar. E vai ser difícil, mas também não é nada fácil vestir a camisa, sem entrar em maiores detalhes. A cada dia que passa são novas decepções e a gente se pergunta: tá valendo a pena. Por enquanto, não.
  E eu sempre pensei da seguinte forma, e isso vale pra tudo na vida, desde campo profissional até relacionamentos amorosos: não ta bom? parte pra outra cara. A vida é assim. Quem fica parado é poste e reclamações na inércia é histeria pura. To reclamando? Que eu tire o rabo da cadeira  pra balançá-lo em outra freguesia. Isso que to fazendo.
  Bom, é isso. O dia terminou, a fia hoje nada mais é do que um nome e uma matrícula exposta no Notes. A amizade dela é pra vida toda, tenho certeza e o crescimento tb. E vc, caro contribuinte, acabou de perder mais uma grande funcionária pro Judiciário.....
 
    

Nenhum comentário: